quarta-feira, 6 de outubro de 2010

20/09/2010 (6º Dia)

Hoje o dia na sala de aula foi destinado ao lazer das crianças e também das professoras.
No inicio a Professora recolheu os cadernos com os exercícios levados para casa, percebeu-se que algumas crianças não tiveram o acompanhamento dos pais e os cadernos voltaram rabiscados e danificados. Esse é um dos motivos que a professora não gosta que os alunos levem atividades para casa.
Logo após o recolhimento do material foram distribuídos massa de modelar para as crianças brincarem. Nesse momento entrou na sala outra turma de maternal juntamente com sua professora chamando-a para  irem a  grama, porém a professora estava olhando algumas coleções pedagógicas e pediu que esperasse até o horário do lanche.
Às 15:00 h foi servido o lanche e em seguida as crianças desceram para a grama onde ficaram brincando até as 16:45h. 

REFLEXÃO
MALUF, Ângela Cristina Munhoz. Brincar: prazer e aprendizado. Petrópolis: Vozes, 2003.

"Devemos proporcionar à criança muitas oportunidades de atravessar os diversos estágios de aprendizado. Além disso, é importante se ter idéia do que fazer durante as atividades das crianças, para tornar as coisas mais fáceis para todas elas." 

Os adultos podem, dessa maneira, cumprir várias funções:
•Dar apoio;
•Escolher o momento certo para ajudar a criança a se retirar da brincadeira,
quando sentir que ela está insegura.
•Assegurar sempre que a criança esteja pronta para novas experiências, deixando
que ela se manifeste.
•Dar idéias: sugerir novas atividades, e estar sempre preparado a ter idéias
rejeitadas, quando as crianças ficarem determinadas e seguirem outro rumo.
•Estimular conversas: às vezes a conversa decorre naturalmente da brincadeira,
desviando a atenção da criança do aqui e agora.
•Dar conselhos: julgar cuidadosamente quando a criança será capaz de aprender com a experiência, ou se é melhor intervir.
•Atuar como juiz: avaliar situações intervir, para resolver atritos ou evitá-los.
•Tomar parte na brincadeira: aceitar qualquer papel que lhe seja atribuído.
•Ajudar uma criança em dificuldades quando alguma tarefa está além das suas
capacidades.


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