sábado, 16 de outubro de 2010

29/09/2010 (9º dia)

ENTREVISTA DO ROTEIRO DIAGNÓSTICO




Hoje realizamos a entrevista do roteiro diagnóstico com a diretora e a pedagoga da escola. A primeira a concerder a palavra foi a diretora que nos recebeu muito bem e disponibilizou informações importantes de como é o trabalho realizado pela instituição de um modo macro. Caracterizou o tipo de alunado que a instituição recebe, que particularmente, apresenta um diferencial da maioria dos CMEIs já que recebe alunos de todas as zonas da cidade e com isso uma das metas a serem atingidas em 2010 é a redução no índice de abandono escolar e a baixa frequência, pelo fato dos pais optarem por essa escola por ser a mais próxima do local de trabalho e quando os mesmos são demitidos retiram os filhos da instituição sem ao menos avisar. Caracterizou também a relação escola/comunidade, onde disse que para aproximar a família das atividades desenvolvidas ela busca mecanismo que facilitem o acesso dos pais a escola, por exemplo, nos dias de reunião a escola não para sua atividades os alunos ficam nas salas de aula e os pais ficam na reunião, isso proporcionou um aumento de pais participando da reunião de pais e mestres. 
 
Já a pedagoga diz trabalhar em parceria com todas as professoras, buscando ajudá-las em suas necessidades e orientá-las no Planejamento e Avaliação do processo de ensino aprendizagem. Sua relação com a comunidade também é muito próxima. Com isso sempre que ocorre algum problema com pais e funcionários da instituição ela busca resolve-los ouvindo ambas as partes para que este problema seja amenizado ou resolvido.Quanto a organização do trabalho pedagógico a escola segue o calendário adotado pela SEMED, com 200 dias letivos a carga horária é de 800h, porém este pode ser alterado de acordo com a necessidade da escola. Trabalha com alguns projetos como, por exemplo, o Mundo Encantado da Leitura e o Música e Movimento esse projeto é trabalhado em parceria com um voluntário.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário